dMpM3

O de Mulher para Mulher 3 realizou-se em 2018 e foi um programa para a participação cívica e política que visou motivar as jovens mulheres a envolverem-se na vida pública, apoiar as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade e contribuir para o aumento da proporção de mulheres com uma intervenção cívica e política ativa, a começar pelas associações juvenis, nomeadamente as associações RNAJ.
Este programa teve como objetivos principais: promover o mainstreaming de género; contribuir para a integração das preocupações e necessidades particulares das jovens mulheres nos processos de decisão em diferentes tipos de organizações e promover a paridade nos postos de responsabilidade; aumentar a participação das mulheres nos processos de decisão; sensibilizar as jovens mulheres para as questões da igualdade de género e desenvolver as competências das jovens.
As beneficiárias deste programa foram 15 jovens mulheres de associações RNAJ da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
O programa teve a duração de um ano (de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2018) e ao longo de 12 meses as jovens participantes tiveram a oportunidade de passar por um processo de aprendizagem que envolveu várias dimensões:

1. Mentoria;

2. Programa de desenvolvimento de competências (cinco fins de semana nos quais se abordaram conceitos operacionais para a igualdade de género);

3. Trabalho de projeto pelas mentoradas numa ótica de mainstreaming de género;

4. Visitas a órgãos de poder político e a organizações de intervenção cívica e participação em atividades relacionadas com a igualdade de género;

5. Seminários (Participação em dois seminários que corresponderam a momentos de comunicação oficial com o exterior: inaugural e final).

Este programa assentou numa colaboração interinstitucional entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude através do Instituto Português do Desporto e da Juventude – Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a REDE de Jovens para a Igualdade.

Partilhamos contigo um testemunho de quem participou:

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: